quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Exposição Joalheria Brasileira em Berlim!



Foto: Colar Antúrio Negro de Aurélia Holanda Barrigana - Foto Fred Cintra.


Evento na Embaixada do Brasil na Alemanha, em Berlim, reunirá 55 joalheiros de diversas partes do país e integrará o Circuito Cultural da Alemanha.


A data de 21 de setembro pode ficar marcada como a mais importante da história recente da joalheria brasileira. O motivo é simples: pela primeira vez será realizada uma mostra internacional de jóias brasileiras com tantos representantes do país ao mesmo tempo.



No total serão mais de 100 peças produzidas por 55 profissionais de diversos estados do país. O Distrito Federal será representado pela joalheira Aurélia Holanda Barrigana, que levará para a mostra peças como o colar Antúrio Negro (foto), composto por flor em prata pura, prata de lei e a parte cilíndrica central em prata maciça, com 228 zircônias amarelas de 1,5 mm cravadas.



A exposição, intitulada “Joalheria Brasileira” e com curadoria da gemóloga Mariana Magtaz, será realizada no Salão de Exposições da Embaixada do Brasil em Berlim, em mostra que integrará o Circuito Cultural da Alemanha, espécie de Virada Cultural brasileira. A idéia é apresentar um panorama atual da produção e do design nacional de jóias e suas influências regionais, como o uso de pedras brasileiras, fibras, sementes e metais diversos.

Mesclando modernidade a um estilo artesanal, a designer brasiliense gosta de criar jóias com o tema floral, uma de suas maiores paixões. A joalheira desenvolve pessoalmente todas as etapas da concepção de suas peças. No colar confeccionado especialmente para a exposição em Berlim, Aurélia utilizou as técnicas de forja (no cilindro central) e repuxo (na flor).

A mostra ainda trará uma seção com 40 painéis na qual será contada a história da joalheria brasileira do período do descobrimento até os dias de hoje. Por meio de textos e fotos de 100 jóias de diferentes épocas, os visitantes poderão conhecer mais sobre a história da joalheria do Brasil e sobre o trabalho de cada joalheiro presente ao evento. A seção é inspirada no livro “Joalheria Brasileira – Do descobrimento ao século XX”, de Mariana Magtaz e que será lançado na Alemanha durante o período da mostra.



Para alemães ou brasileiros, as visitas poderão ser monitoradas. O público poderá contar com o auxílio de estudantes de Arte que explicarão sobre o trabalho de cada joalheiro brasileiro em português ou alemão.



Exposição “Joalheria Brasileira”

Data: 21 de setembro a 21 de outubro de 2011

Local: Brasilianische Botschaft - Wallstraße 57 - Berlin 10179 - Deutschland

Horário: segunda a sexta das 11h às 18h.


Apreciem!



Tudo se Transforma !

Nenhum comentário:

Tudo se Transforma!Joias e Moda

Tudo se Transforma !

GEMAS DO MÊS!

GEMAS DO MÊS!
COMEMORE SEU ANIVERSÁRIO COM SUA PEDRA PRECIOSA!

LIVRO "A JOIA DO RIO"

LIVRO "A JOIA DO RIO"
EDITORA SENAC RIO

RELAÇÃO DE BODAS

RELAÇÃO DE BODAS
PEDRAS PRECIOSAS PARA SUAS BODAS!